A revolução republicana iniciou-se em Lisboa nessa mesma madrugada, apoiando-se na sublevação dos principais quartéis de marinheiros da capital, em três vasos de guerra fundeados no Tejo, e duas unidades do Exército (Infantaria 16 em Campo de Ourique e Artilharia 1 em Campolide), bem como na acção de milhares de civis carbonários.
Os acontecimentos revolucionários concentraram-se na Rotunda, onde, após vários confrontos com a Guarda Municipal, os revoltosos se barricaram, sob o comando do comissário naval Machado Santos. Sem conseguirem ocupar o Palácio das Necessidades, os revoltosos, com o apoio da artilharia civil da carbonária, combateram as forças militares fiéis à monarquia até que os navios Adamastor e São Rafael bombardearam o Palácio Real das Necessidades, pondo em fuga a Família Real, primeiro para Mafra, depois, no dia 5 de Outubro, com destino a Gibraltar embarcando na praia da Ericeira.
Fonte: Machado Santos, A Revolução Portuguesa 1907-1910, (prefácio de Joel Serrão) Lisboa, Assírio e Alvim, Janeiro de 1982, pp. 78- 79.
Sem comentários:
Enviar um comentário